sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Circuito Elétrico Humano


Analisando o funcionamento do corpo humano, é possível fazer uma comparação do mesmo com um circuito elétrico. A partir dessa observação, chegamos ao seguinte esquema:

Esses estudos nos conduzem a concluir que o oxigênio desempenha o papel de corrente nesse modelo, sendo que, a grandeza a ser tratada e convertida em miliosmol.
  • Corrente - podemos fazer a relação da corrente como sendo o sangue oxigenado, pois com esse parâmetro podemos fazer uma correlação com todos os sistemas, tanto respiratório, circulatório e renal. Adotando isso, podemos fazer as demais analogias. Podemos analisar a concentração de oxigênio como um parâmetro pois o mesmo tem extrema influência em todo o sistema biológico. Como unidades de medidas, pode ser utilizado atm, Pa, mmHg, ou mosmol. Como equivalência temos 1mosmol = 2,5 kPa = 0,025 atm= 19mmHg. O mosmol é uma unidade de osmolaridade que exerce a mesma pressão osmótica que uma solução ideal de uma substância não dissociada, e neste caso, medida a 37°C.
  • Coração - o coração funciona como uma fonte de tensão, pois o mesmo atua como uma bomba. Fazendo uma comparação do sangue oxigenado como a corrente elétrica, o coração agiria como uma fonte de tensão pois com o movimento da sístole e da diástole, estimulando a corrente e consequentemente aumentando a pressão sanguínea.
  • Resistência do corpo - seria os empecilhos que o sangue enfrenta durante sua circulação pelos vasos sanguíneos, causando a redução da pressão e diminuindo a concentração da taxa de oxigênio, devido as trocas gasosas que acontecem nos capilares. Por isso, tal resistência estará em paralelo com todo o circuito do corpo humano.
  • Pulmão e Resistência Pulmonar - o pulmão atuaria como uma fonte de corrente já que é nele que ocorre um incremento de oxigênio, pois, em tese, a fonte de corrente “aumenta” a velocidade da corrente. Colocamos também a resistência pulmonar em série com o pulmão, pois ambos estariam no mesmo “ramo”. Ela representa a resistência que o sangue encontra nos vasos pulmonares, devido a diminuição do seu calibre, dificultando-o sua passagem.
  • Resistência Renal e Rins - como ambos estão em série, logo podemos assumir isso como um filtro capacitivo. O rim atua como um filtro sanguíneo e também representa uma resistência a passagem de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário